5 Dicas para acalmar o Recém-Nascido

Junho 29, 2020

Algumas das coisas que um fotografo de recém-nascido tem que ter conhecimentos para além de fotografia, (claro!) é conhecer o recém-nascido. Estamos a falar dum bebé com poucos dias de vida, que vem fazer uma sessão fotográfica e que se não o conhecermos minimamente, o risco de obtermos zero fotos é muito alto. Importante: a segurança do bebé nunca é posta em causa e muitas vezes recorre-se a photoshop ou técnicas de luz para fazer montagens.

Sessão fotográfica recém nascido loulé faro Algarve

Vamos então às 5 Dicas para acalmar o Recém-Nascido?

O famoso pediatra norte-americano Dr. Harvey Karp desenvolveu a chamada técnica dos 5 S’s. O pediatra foi responsável pela notoriedade da teoria da exterogestação, que considera os três primeiros meses de vida do bebé como o 4° trimestre da gestação.

São então apenas 5 passos para acalmar o bebé recém-nascido (os 5 S’s):

1 – Swaddle (Enrolar)

Nas maternidades ou nas preparações para o parto é um assunto abordado e ensinam até algumas técnicas para enrolar o bebé. A verdade é que este é aquele “truque” fundamental para acalmar o recém-nascido pois ao colocarmos o bebé apertadinho simulamos a sensação intra-uterina a qual ele está tão acostumado. Além disso nesta fase o bebé tem muitos reflexos (ex: reflexo de Moro) e movimentos involuntários, o que pode-lhe trazer uma sensação de insegurança se não se sentir protegido e bem aconhegadinho.

Sessão fotográfica recém nascido loulé faro Algarve
Sessão fotográfica recém nascido loulé faro Algarve

2 – Side (Colocar de Lado)

Antes de nascer, o bebé nunca ficou deitado de costas, ele passava a maior parte do tempo em posição fetal. Então ao colocar o recém-nascido de lado gera-se uma sensação de tranquilidade no bebé.

Sessão fotográfica recém nascido loulé faro Algarve

3- Shushing (Shhhhhh ou white noise)

O som favorito do bebé! Mais uma vez continuamos a tentar remeter o bebé para o período intra-uterino em que os sons que ouvia eram os do corpo da mãe (pulsação, intestino, etc..). Segundo o dr. Harvey Karp, o barulho deve ser alto, simulando o ambiente uterino (imagino que não era nada silencioso…).

Hoje em dia já há inúmeros aparelhos ou aplicações para os telemóveis que simulam estes barulhos brancos (White noise). No estúdio uso o BabyShusher e é bastante prático!

4- Swinging (Balançar)

É instintivo balançar o bebé. Devem ser movimentos ritmados e balançados. Não devem ser movimentos bruscos nem se deve sacudir.

Sessão fotográfica recém nascido loulé faro Algarve
Sessão fotográfica recém nascido loulé faro Algarve
Sessão fotográfica recém nascido loulé faro Algarve

5- Sucking (chuchar)

Por fim a ultima das 5 Dicas para acalmar o Recém-Nascido é o chuchar, seja o seio materno, a chupeta, a mão/dedo do bebé. O chuchar tem efeitos calmantes no bebé.

Já conheciam estas 5 Dicas para acalmar o Recém-Nascido? Costumam pôr em prática? Funcionam convosco? No estúdio é certinho-direitinho, por vezes nem é necessário pôr todas as dicas em prática! Ainda assim compilei mais algumas dicas para além destas, ora vejam aqui.

COMENTÁRIOS
EXPANDIR
ADD A COMMENT